Nossa sociedade está cada vez mais
informatizada, mas o livro segue sendo uma fonte mais elaborada de
conhecimento, além de não precisar do uso de energia elétrica ou de rede de
acesso à Internet. Livros são práticos para organizar as informações de modo a
permitir um aprofundamento gradual em relação ao seu conteúdo. Ao mesmo tempo
em que transmitem saberes, promovem a concentração por parte do leitor, que vai
manuseando as páginas em busca de descobertas. É uma ferramenta importante no
processo de aprendizado.
No setor
de agroecologia, já existem publicações que explicam como funciona a produção
de alimentos em harmonia com a natureza, ajudando os leitores a cultivarem seus
próprios alimentos. Para oferecer um conjunto de exemplares que apresente os
principais elementos do universo do cultivo, o projeto Viva a Agroecologia em
São Paulo incluiu, em suas propostas, a criação de uma biblioteca temática, com
diversos títulos escritos pela Dra. Ana Primavesi, como a coletânea de contos
“A Convenção dos Ventos”, que, de maneira poética, revela aos leitores um
conhecimento profundo de como funciona o solo, o desenvolver de uma semente ou
mesmo a transformação da luz em energia pelas plantas. São estórias curtas, que
permitem o aprendizado de processos complexos da natureza, envolvidos na
produção de alimentos, de maneira acessível para aquelas pessoas que não são do
setor. Ou títulos mais técnicos de Primavesi, como “Algumas plantas indicadoras – como reconhecer os problemas do
solo”, “Manual do Solo Vivo” e “Manejo Ecológico de Pragas e Doenças”, além
de “Sem Terra com poesia – a arte de recriar a história”, de Roseli Caldart , e
“Agroecologia no Brasil – história, princípios e práticas”, de Manoel Baltasar
Baptista Da Costa.
A biblioteca proposta
pelo projeto ainda reunirá títulos como “Agroecologia na Educação Básica -
questões propositivas de conteúdo e metodologia”, “As raízes de Luriel: uma
aventura agroecológica”, “De onde vem nossa comida?”, “Horta Escolar: uma sala
de aula ao ar livre” e “Jardinagem e Ervas Medicinais para Crianças”, entre
outras publicações. Vale destacar ainda a inclusão do livro que está servindo
de base para o desenvolvimento de todo o projeto. Chama-se “Criando Habitat na
Escola Sustentável”, a autora é Lucia Legan e a publicação é composta por dois
volumes (o livro do educador e o livro de atividades). Para baixa-los em PDF,
clique nos links.
Por Susana Prizendt
C. P. C. A. P. V. e MUDA-SP