Guia prático de PANC para escolas

Este guia pratico apresenta as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) mais adequadas para as hortas escolares, reunindo informação sobre o cultivo, valor nutritivo, inclusão em receitas para o cardápio escolar e seu potencial para enriquecer o processo pedagógico. Enfatiza a importância da biodiversidade alimentar, da integracao com a natureza, da sustentabilidade e do consumo responsável. Clique na imagem para ler online Download - Guia Curadoria de plantas e textos GUILHERME REIS RANIERI  Edição geral ANA FLÁVIA BORGES BADUE GUILHERME REIS RANIERI  Proj. gráfico, ilustrações e diagramação MARIA ALICE GONZALES  Prefixo Editorial: 99517 Número ISBN: 978-85-99517-11-6 Cartaz resumido de 20 PANC para hortas escolares  Download - Cartaz Tabela ampliada de PANC recomendadas para as hortas escolares    Download  - Tabela Como é uma horta de PANC na escola Clique na imagem para ler online Download - Como é uma horta de PANC na escola

Ficha Técnica


Ficha Técnica

Realização: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo e Instituto Kairós

Coordenação geral do projeto Viva Agroecologia: Susana Prizendt

Conteúdo e curadoria do Guia de PANC para escolas e Cartaz: Guilherme Reis Ranieri

Edição Geral do Guia e Cartaz: Ana Flávia Borges Badue e Guilherme Reis Ranieri.

Projeto gráfico do guia e do cartaz anexo, criação dos ícones e ilustração da capa: Maria Alice Gonzales (colaboração de Antonio Camargo).

Colaboradores na construção deste guia + cartaz e da apostila com conteúdo integral em PDF e a tabela de PANC que consta no blog: Ana Flávia Borges Badue, Ana Salles, Ana Vládia Bandeira Moreira, Conceição Trucom, Cláudia Visioni, Daniel Filardi, Fernanda Salles, Flávia Zanatta, Leandro Cuerbas, Neide Rigo, Nuno Rodrigo Madeira, Regiane Nigro, Renata Alves, Simone Gomes Teixeira, Susana Prizendt, Thais Mauad, Valéria Paschoal.

Revisão de texto: Ana Maria Prizendt, Leandro Cuerbas, Louise Arosa Prol Otero e Susana Prizendt.

Revisão técnica: SVMA - Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo - Comunicação, Herbário Municipal de São Paulo (Depave-81), Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) e nutricionista Flávia Zanatta.

Fotos de arquivo de: Guilherme Reis Ranieri, Thais Mauad, Instituto Kairós, Nuno Rodrigo Madeira, Fernanda Salles e projeto Viva Agroecologia. Fotos do cartaz: de Boneca da Dra Ana Primavesi criada e confeccionada por Betina Schmid com colaboração de Susana Prizendt.

Impressão: Gráfica Critério

Equipe técnica do Projeto Viva Agroecologia: Ana Flávia Borges Badue, Cristina Aguirre, Fabiana Leite Ribeiro, Flávia Zanatta, Guilherme Reis Ranieri, Leandro Cuerbas, Lucas Ciola, Manoella Mignone, Maria Alice Gonzales, Maria Carolina Caldas Castilho Ramos, Mauro Spalding, Regiane Nigro, Rita Cavalliere, Simone Gomes Teixeira, Susana Prizendt, Vânia Maria Ferreira dos Santos, Vinicius do Nascimento. Agradecemos a todos integrantes do CHAS-Comissão, Horta, Alimentação e Sustentabilidade e da comunidade escolar da EMEF Desembargador Amorim Lima.

Colaboração: Associação de Agricultura Orgânica (AAO); UMAPAZ/ Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente; Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN)/Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo; Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE)/Secretaria Municipal da Educação de São Paulo; SINESP - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo; VP Centro de Nutrição Funcional; Portal Doce Limão; Blogs/Face: Come-se, Conectar, Isto é PANC e Matos de Comer; Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo São Paulo; Comissão Gestora da Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar (Lei 16.140/2015); CAE - Conselho de Alimentação Escolar Municipal; Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN); Hortas Urbanas: da Faculdade de Medicina da USP, da praça das Corujas, Hora da Horta e do PROCAM USP; todos integrantes da Rede de Viveiros de PANC. 

Ficha técnica dos Mini-vídeos 

Orientações sobre uso de PANC: Guilherme Reis Ranieri 
Organização: 
Ana Flávia Borges Badue
Design dos ícones: 
Maria Alice Gonzales, colaboração de Antônio Camargo 
Gravações: 
Simone Gomes Teixeira e Felipe BorgesLocação das gravações: Horta da Faculdade de Medicina da USP 
Edição e Finalização: Parábola Filmes  


Ficha Técnica do Vídeo sobre o projeto Viva Agroecologia  

Gravações: Parábola Filmes, Curta  Ideia, Ana Flávia Borges Badue  
Edição e FinalizaçãoParábola Filmes  

A todos colaboradores, apoiadores e realizadores nossos agradecimentos!

Licença para o conteúdo do projeto

Sobre o conteúdo dos materiais do projeto Viva Agroecologia : Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial- Compartilha Igual 3.0. Não Adaptada.

Você pode: compartilhar (copiar, distribuir e transmitir a obra); remixar (criar obras derivadas a partir dos textos desta publicação); sob as seguintes condições: atribuição: você deve dar crédito ao(s) autor(es) original, da forma especificada no crédito do texto; uso não comercial: você não pode usar esta obra para fins comerciais; compartilhamento pela mesma licença: se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta. Esta licença não vale para as fotos, que permanecem em copyright.

O guia e os demais materiais do Projeto Viva Agroecologia foram executados pelo Instituto Kairós - Ética e Atuação Responsável em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), com recurso decorrente de emenda parlamentar. A seleção das espécies botânicas bem como as orientações da forma de cultivar, colher, manusear, preparar, comer ou usar as PANC selecionadas e seu uso potencial na alimentação escolar, descritas nos materiais do Projeto Viva a Agroecologia em São Paulo (ou Viva Agroecologia): este guia, cartaz das espécies, texto/apostila complementar, 20 minivídeos e a tabela ampliada de PANC, tiveram como base o resgate da cultura alimentar e do conhecimento sobre essas plantas, visto que muitas delas fizeram parte da nossa dieta regular, e a consulta a especialistas, que se orientam pela literatura científica existente até o momento e por suas experiências de campo. As fotos das plantas e os respectivos nomes científicos constantes nos materiais foram validados pelo Herbário Municipal de São Paulo (DEPAVE 81). Este material tem o propósito de sensibilizar sobre o tema, portanto para aprofundar o estudo de PANC e tirar eventuais dúvidas sobre a identificação e uso das mesmas, recomendamos: o apoio de técnicos e agricultores orgânicos experientes; e/ou, com o nome científico de cada PANC, deve-se consultar as referências bibliográficas aqui citadas, as entidades especializadas tais como: o site da Embrapa Hortaliças Tradicionais, o site do SiBBr, o herbário virtual Reflora ou herbário municipal. Recomendamos que as mudas de PANC utilizadas nas escolas devem ser sempre adquiridas junto aos viveiros estabelecidos para esse fim (exemplo no blog do projeto: Rede de Viveiros de PANC no município de São Paulo).