Guia prático de PANC para escolas

Este guia pratico apresenta as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) mais adequadas para as hortas escolares, reunindo informação sobre o cultivo, valor nutritivo, inclusão em receitas para o cardápio escolar e seu potencial para enriquecer o processo pedagógico. Enfatiza a importância da biodiversidade alimentar, da integracao com a natureza, da sustentabilidade e do consumo responsável. Clique na imagem para ler online Download - Guia Curadoria de plantas e textos GUILHERME REIS RANIERI  Edição geral ANA FLÁVIA BORGES BADUE GUILHERME REIS RANIERI  Proj. gráfico, ilustrações e diagramação MARIA ALICE GONZALES  Prefixo Editorial: 99517 Número ISBN: 978-85-99517-11-6 Cartaz resumido de 20 PANC para hortas escolares  Download - Cartaz Tabela ampliada de PANC recomendadas para as hortas escolares    Download  - Tabela Como é uma horta de PANC na escola Clique na imagem para ler online Download - Como é uma horta de PANC na escola

Viva Agroecologia inaugura viveiro PANC no Parque do Ibirapuera



Na última quarta-feira (20), o Galpão do Viveiro Manequinho Lopes, no Parque do Ibirapuera, promoveu a inauguração do primeiro canteiro para a produção de mudas de PANC em viveiros públicos. A atividade faz parte do projeto Viva Agroecologia e as mudas, quando estiverem maiores e prontas para plantio, serão distribuídas para implementação de canteiros PANC em escolas municipais paulistanas.

Na ocasião, o pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças, mostrou diversas espécies de PANC, apresentando seus usos, origens, formas de manejo e propagação, para que os presentes, a maioria parceiros do projeto em outros viveiros onde haverá o cultivo destas espécies (como o CEMUCAM e o Parque do Carmo) e representantes do Manequinho Lopes, tenham condições de orientar suas equipes sobre seu manejo.

“É importante que haja um manejo agroecológico, com a construção de um solo rico e a consorciação de espécies. Se houver monocultura de PANC, vai dar praga”, explicou Madeira, que trouxe, entre muitas espécies interessantes, o caruru, que tem 33% de proteína e pode ser usado como o espinafre, e o cará roxo, que rende batatas de 30 kg que duram muito tempo.

Também estiveram presentes na atividade a professora Thais Mauad, da Faculdade de Medicina da USP e a química, escritora e especialista em alimentação saudável Conceição Trucom. Ambas participarão do HortiPANC, um evento totalmente voltado para o tema das PANC e sua relação com a saúde. “Conheço muita gente que quer conhecer e comer as PANC”, relatou Trucom, que tem um site em que divulga receitas sobre essas espécies.  O festival, que terá oficinas de gastronomia, debates e uma feira com produtos frescos provenientes de agricultores da região de São Paulo, acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto na Faculdade de Medicina da USP. Mais infos sobre o HortPANC em breve, aqui no nosso blog.